You are currently viewing Quanto tempo leva para ficar fluente em Inglês?

Quanto tempo leva para ficar fluente em Inglês?

Quem é professor de idiomas sabe que a pergunta que quase todo aluno faz antes de começar a aprender é: “Daqui quanto tempo eu vou estar fluente, falando e entendendo tudo?”. A resposta, bem…. Depende!

Primeiro, a gente tem que entender o que significa ser fluente em um idioma.

O que é ser fluente?

O significado de fluência pode variar, de acordo com quem está definindo. Pra mim, fluência significa você ter um nível em que consegue falar e compreender confortavelmente a língua na maioria das situações cotidianas. E, ainda que você não compreenda absolutamente tudo, você consegue se virar sozinho para pesquisar o significado de algo, ou entender o que foi dito pelo contexto.

Existe uma diretriz internacionalmente reconhecida, chamada Common European Framework of Reference (CERF), que classifica a fluência em 6 níveis. As provas de proficiência em Inglês (como o TOEFL ou IELTS) te classificam dentro dessa diretriz e você pode usar essa classificação para comprovar oficialmente sua fluência na língua. Segundo essa diretriz, para ser considerado fluente, você tem que alcançar o nível C1, que é o nível 5 (sendo 6 o mais alto).

Mas, se você não está preocupado em ter essa nota para colocar em seu currículo e apenas quer ser independente na língua, alcançar o nível B2 (que é o nível 4) já é o suficiente! De acordo com o CEFR, o nível B2 significa que você:

– É capaz de entender ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive textos de caráter técnico se forem de sua área de especialização.

– Pode interagir com falantes nativos com um grau suficiente de fluência e naturalidade de forma que a comunicação ocorra sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores.

– Pode produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos, assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais, indicando vantagens e desvantagens das várias opções.

Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment (CEFR)

Alcançando a fluência, segundo as diretrizes oficiais

Ok, mas quanto tempo leva pra atingir esse nível? Agora chegamos na parte contraditória. Segundo algumas diretrizes oficiais, para sair do zero até o nível B2, seriam necessárias entre 500 e 600 horas de estudo guiado (ou seja, em sala de aula) mais outras 500 a 600 horas de estudo em casa. Fazendo uma continha rápida, se você faz 2 horas de aula por semana e estuda sozinho mais 4 horas, você precisaria de, no mínimo, 3 anos!

O problema dessas diretrizes oficiais é que elas usam apenas de métodos tradicionais para alcançar a fluência. Ou seja, eles estão considerando aulas de gramática, uso de livros didáticos e notas de prova para determinar o tempo necessário.

Porém, esses dados dessas diretrizes oficiais não são muito certeiros! Como eles consideram a nota em uma prova de proficiência como o objetivo a ser alcançado, muitas vezes o aluno estuda para alcançar essa nota, mas não desenvolve a sua habilidade tão bem assim.

É muito comum um aluno que consegue uma boa nota em uma dessas provas, mas que continua com dificuldade de se comunicar na vida real. Ah, e o oposto também acontece! Até mesmo americanos, às vezes, tiram uma nota não tão alta quando fazem uma dessas provas de proficiência de Inglês!

Atingindo a fluência mais rápido

Se seu objetivo não é tirar uma boa nota em uma prova, mas sim se comunicar bem e se sentir confortável com o Inglês, tenho boas notícias: dá pra ficar fluente mais rápido e com menos esforço!

Você talvez conheça alguém que ficou fluente bem rápido por ter morado em um país de língua Inglesa por alguns meses, mesmo sem ter feito aulas. Ou mesmo, aprendeu a língua sem ter saído do Brasil, apenas ouvindo muita música ou jogando games em Inglês.

Pois bem, o fato é que você alcança a fluência MUITO mais rápido se você VIVER o Inglês ao invés de estudá-lo. Trocar os exercícios didáticos e as aulas cheias de gramática por atividades divertidas do dia a dia funcionam muito melhor. Você vai se interessar muito mais pela língua e vai absorver muito mais rápido.

Você tem que estar constantemente lendo, ouvindo e praticando a língua, mesmo em momentos de lazer. E, como você pode imaginar, quanto mais tempo você fica em contato com a língua, mais veloz será seu aprendizado.

Eu sempre gosto de comparar o aprendizado do Inglês com o aprendizado de um instrumento musical. Se você começa do zero e vai estudar piano, por exemplo, não adianta ficar horas APENAS lendo sobre teoria musical, estudando sobre técnicas ou história da música. Você vai aprender é colocando em prática, ou seja, tocando! E se for tocando música que você curte, melhor ainda, não é?

O que influencia no tempo de aprendizado

Tem muita coisa que pode influenciar o tempo que você leva para alcançar a fluência.

O primeiro a gente já discutiu: o método você está utilizando para aprender. Na minha opinião, vivenciar a língua é o melhor método.

Outro ponto é: qual seu nível atual de Inglês? Parece óbvio, mas às vezes a gente esquece de analisar isso. Como quase todo brasileiro já teve aula de Inglês, ainda que no ensino fundamental ou médio, é possível que você não esteja começando do zero.

Se você já é fluente em mais de um idioma, também ajuda bastante. Se o Inglês vai ser a primeira língua estrangeira que você vai aprender, você vai demorar mais do que se já for fluente em outras línguas.

E outra coisa importante é o quão dedicado você será para aprender a língua. A maioria dos alunos não costuma dedicar muito, justamente por achar o ensino meio chato. Se você usa um método mais divertido, fica muito mais fácil se dedicar. E, claro, quanto mais tempo você dedica, mais rápido fica fluente!

Ok, ok, mas quanto tempo?

Ok, mesmo depois disso tudo você ainda quer saber quanto tempo você vai levar para sair do zero até um nível em que consiga se comunicar bem, certo?

Levando tudo que discutimos em consideração, é possível alcançar fluência na língua em alguns meses. Mas pode ser que você demore demore anos. Simplesmente vai depender do tanto de dedicação e contato com a língua você tem, além de todos aqueles outros parâmetros.

O mais importante que você precisa levar desse post

Já que o tempo pode variar muito e é difícil definir com precisão, só nos resta tentar encarar a fluência de outra forma. Pare de se preocupar com o tempo necessário!

O mais importante é você entender a melhor maneira de aprender, praticando muito o língua e focando no seu objetivo. Se o seu objetivo, como o da maioria, é conseguir usar a língua no dia a dia, esqueça os livros didáticos, salas de aula ou notas de prova. Dê preferência as atividades divertidas e do seu interesse que te fazem praticar o Inglês.

Manter uma rotina diária de prática com o Inglês é mais importante do que tentar absorver tudo de uma vez só. Ou seja, 1 hora por dia de prática durante 7 dias vai ser mais eficiente do que praticar 7 horas em 1 dia só.

Portanto, minha última dica é: não foque no tempo que você vai gastar para chegar até a fluência. É muito mais produtivo e menos frustrante você focar em manter o contato diário com o idioma. Ter um objetivo menor nos deixa mais motivados e o resultado acaba vindo como consequência.

Aprenda sobre a maneira mais eficaz de alcançar a fluência

Ebook Aprendendo Inglês como os poliglotas
Nosso Ebook Gratuito

Se você quer entender mais sobre como aprender Inglês de um jeito mais leve, divertido e fora da caixa, dá uma conferida no e-book gratuito que eu escrevi! Lá eu ensino várias maneiras de se praticar o Inglês todos os dias e com atividades interessantes e que funcionam.

See you!

Subscrever
Notificação para
guest

1 Comment
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Eduarda
Maria Eduarda
07/06/2021 09:15

Gostei!! É isso mesmo.